A Calzedonia nasce em 1987 em Verona (Itália), com o intuito de criar um novo negócio de venda de meias e moda praia para mulher, homem e criança, através de uma rede de lojas. Graças à experiencia adquirida em 30 anos no mercado, a rede Calzedonia conta hoje com mais de 2.000 lojas repartidas por todo o mundo: Itália, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, França, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Macedónia, México, Montenegro, Polónia, Portugal, Qatar, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça, Turquia, Hungria. O sucesso da Calzedonia deve-se a vários fatores: uma grande variedade de produtos, uma extrema atenção na componente moda e uma excelente relação qualidade/preço. Estas são as características que permitem que a empresa tenha a capacidade de satisfazer até os pedidos dos clientes mais exigentes.
O grupo
Atualmente o Grupo Calzedonia conta com mais de 32.000 colaboradores, 3.000 dos quais trabalham na Itália. A particularidade da Calzedonia é a sua estrutura vertical, ocupando-se da idealização, produção e distribuição de todos os produtos.
Os pontos de força
Resultados que descrevem uma realidade extremamente dinâmica, muito orientada para a internacionalização. A chave vencedora, na Itália e no Mundo, é a relação absolutamente competitiva entre qualidade/preço, com uma atenta pesquisa estilística e de design, a utilização de materiais e tecidos da vanguarda e coleções que antecipam gostos e tendências. Vencedora também é a ideia distributiva: uma ágil e muito avançada rede de franchising que aposta no extremo cuidado da imagem das lojas e em zonas estratégicas das cidades mais importantes. Um conceito introduzido pelo presidente Sandro Veronesi já em 1987 nas meias e roupas de banho, no lançamento da marca Calzedonia, e depois estendido à lingerie com a Intimissimi e a Tezenis. Elemento distintivo do Grupo é também a comunicação, com importantes campanhas (outdoors, TV, imprensa) e a seleção dos melhores fotógrafos e top models e atrizes como Sandra Bullock para a Calzedonia e Irina Shayk e Grazi Massafera para a Intimissimi. Paixão, espírito de sacrifício, amor e dedicação para um projeto comum: graças a estes valores é que se conseguiu atingir o sucesso e os números da Calzedonia. “Na vida como no trabalho devemos ser atores e não espetadores” este é o mote do Presidente Sandro Veronesi, que prefere deixar o produto falar por si e focar no trabalho, que é o verdadeiro núcleo da vantagem competitiva.